Saiba como escolher o capacete ideal para as aulas do CFC
Com a volta dos Centros de Formação de Condutores (CFC) novas medidas de segurança foram estabelecidas para garantir a segurança dos alunos e instrutores, evitando a proliferação do coronavírus, e uma delas é o não compartilhamento de equipamento de segurança, os candidatos deverão usar o próprio capacete, que não deve ser compartilhado com terceiros, para evitar o possível contágio.
Mas o aluno deve se atentar para as recomendações do Inmetro e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), quanto á regulamentação do modelo do capacete que deve está regulamentado pela Portaria Inmetro nº 086, e a fabricação deve estar de acordo com a norma brasileira NBR 747. O equipamento de segurança regulamentado atende as normas e passam por diversos testes de segurança.
Existem quatro modelos regulamentados de capacetes para motocicletas. O integral (fechado), o misto (queixeira removível), o modular (frente móvel) e o aberto, sem a queixeira (proteção para o queixo). Todo capacete deve conter na parte de trás o selo com a logo do Inmetro, garantindo a legitimidade da regulamentação.
O modelo “coquinho” não é regulamentado pelo Inmetro e não garante a segurança do condutor. Os capacetes que não tem a viseira, devem ser usados com os óculos especiais para a condução e não o de sol, como muitos pensam.
Mas como escolher o capacete ideal para as aulas do CFC?
1. Se você está fazendo as aulas de CFC indicamos um capacete de modelo fechado, para que seu rosto fique totalmente protegido e assim evitando possíveis machucados em quedas.
2. O capacete precisa obrigatoriamente ter viseira ou um óculos de proteção.
3. Deve ter o selo homologado do immetro.
4. Obrigatoriamente deve ter os refletivos luminosos.
5. O capacete não pode ficar balançando na sua cabeça, ele precisa ficar firme mas também não pode te machucar. Lembrando que eles acabam pegando o formato da sua cabeça e a espuma interna acaba cedendo, deixando um pouco mais folgado com o uso.
6. Com a prática que você irá adquirir nas aulas você começara a perceber as necessidades que tem para buscar em um capacete. Como por exemplo, um capacete mais confortável, um capacete que faça menos ruídos, mais entradas de ar e por ai vai. Por esse motivo, indicamos que seu primeiro capacete para as aulas de CFC seja um capacete com um preço mais acessível, que atenda todas as leis mas que não exija um grande investimento, a não ser que você já esteja acostumado e saiba qual o melhor modelos e marca para você.
Dica: Quando já estiver pilotando bem, vale o investimento em um capacete melhor para pilotar com muito mais conforto e segurança. Esse primeiro que comprou para fazer as aulas pode ficar como um capacete de garupa ou como reserva em casa.
Algumas sugestões: