10 dicas de como evitar o roubo e furto da sua motocicleta
Sofrer um assalto de moto pode ser uma situação muito traumatizante para diversas pessoas. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar essa ocorrência e por isso preparamos 10 dias para evitar que você seja roubado ou furtado. Mas primeiro vamos entender a diferença entre roubo e furto?
O que é furto? Furto é quando levam seu bem sem que haja ameaça ou violência para a vítima. Por exemplo: você parou sua motocicleta na rua, saiu e quando voltou ela já não estava mais lá. Esse cenário é qualificado como furto.
O que é roubo? É quando leva seu bem, porém a uma ameaça ou violência contra a vítima. Por exemplo: você está andando de moto, parou no semáforo e outros dois motociclistas em outra moto, sacam uma arma e te ameaçam para entregar seu bem.
Dica número 1 – Dificulte o máximo
Normalmente os bandidos são muitos ágeis, não ficam ali entre 30 ou 40 minutos para furtar uma motocicleta. Se tiverem duas motos uma do lado da outra, provavelmente ele levará a que for mais fácil. Por isso o ideal utilizar uma trava de disco ou corrente na roda para dificultar ainda mais o furto.
Dica número 2 – Use alarme
Tenha alarme na sua motocicleta. Uma vez o alarme disparado o bandido pode se sentir intimado pelo fato de ser observado e até visto e acaba caindo fora para não chamar a atenção de quem está próximo.
Dica número 3 – Não pare a moto na rua
Trava, cadeado, alarme, ajudam pois dificulta o furto, mas quando querem alguma moto especifica ou algo especifico, não a nada que possa deter. É muito comum pegarem a moto e colocarem em caçambas de caminhonetes, portanto, cuidado onde você para. Busque por parar em estacionamentos ou lugares que você já tenha parado e seja confiável. Veja abaixo as principais ruas de São Paulo capital com o maior índice de roubos.
Dica número 4 – Não fique parado na rua
Não marque bobeira na rua de moto principalmente a noite. As vezes alguém fica parado no portão de alguém esperando alguma coisa ou alguém descer, ou olhando o GPS, olhando o celular e acaba sendo um alvo muito fácil. é bom tomar cuidado. Segundo os dados da secretaria pública de São Paulo, 50,67% dos roubos foram executados no período noturno.
Dica número 5 – Procure andar em grupos
Se você tem um modelo de moto que é visada evite andar sozinho. Andar em grupo intimida a ação dos bandidos .
Dica número 6 – Evite rotina
Nunca sabemos se alguém já está de olho em nós e em nossa rotina. (Bem aquela cena de filme que a pessoa é seguida pra saber os percursos e horários).
Dica número 7 – Evite acessórios
Colocar acessórios na motocicleta é muito legal e dificilmente alguém não queria ter, mas como tudo tem seu lado bom e ruim, infelizmente as motos com acessórios são bem visadas (pois essas peças podem ser vendidas separadamente) e o seguro acaba que não cobre esse valor.
Dica número 8 – Cuidado na garagem
Se você mora em condomínio e coloca sua motocicleta na garagem ou em um pátio aberto deixe ela sempre travada e de preferencia com capa pra ninguém ver o que tem de baixo dela. Já se você mora em uma casa e a garagem da de frente pra rua tente tampar com uma capa protetora ou deixar o mais escondido possível para quem passar na rua não saber qual é a sua moto. De preferência tenha um portão automático, para facilitar na entrada e saída com sua moto. Não fique dando bobeira na porta de casa.
Dica número 9 – Coloque rastreador
Se todas as outras dicas não preveniram o furto ou o roubo, ter um rastreador será muito útil para localizar sua moto.
Dica número 10 – Não compre peças roubadas
Nunca compre peças de origem duvidosa. Sabe aquele anúncio na internet ou aquele amigo que tem aquele precinho e até mesmo na General que não é encontrado em nenhum lugar? Duvide, pois se tem um preço muito diferente, a origem é duvidosa. Não se engane, quanto mais você alimentar esse mercado, mais os roubos estarão em alta e você correrá maior chances de perder sua moto.
E mesmo seguindo todas essas dicas não é nada garantido que você não terá sua moto roubada. Aqui foram apenas algumas sugestões do que você pode fazer para dificultar que sua moto seja furtada e roubada. E lembrando também o quanto é importante ter um seguro para garantir que você não tome um prejuízo muito maior.
Eai, você gostou das 10 dicas de como evitar o roubo e furto da sua motocicleta?
Nos siga da rede social