Existem variados tipos de transmissão nos motores de motocicletas, estão presentes em praticamente todos os modelos e são formados por coroa, pinhão e corrente. E qualquer bom proprietário sabe a importância de cuidar bem de seus pertences, e esse cuidado não deve ser esquecido quando o assunto é a limpeza de seus veículos.
Um dos mais importantes componentes para o devido funcionamento da transmissão e motor de veículos e, principalmente de motocicletas, é a correia (ou corrente). A mesma necessita de cuidados apropriados para que não impacte no desempenho, potência e funcionamento da motocicleta.
Por ser um produto de extrema importância para a moto, deve-se tomar os maiores cuidados e precauções para garantir que sua moto não apresentará problemas mecânicos nas horas mais importunas. Por isso, motociclistas devem ficar atentos a sinais de desgaste das peças e tempo de vida útil das mesmas.
O kit de transmissão da moto é responsável por levar a potência do motor para a roda traseira de maneira eficiente. Ele também é chamado de kit de relação e está diretamente relacionado com uma pilotagem segura e suave. A relação por corrente é composta por três componentes: o pinhão, a coroa e a corrente.
A corrente é composta pelos elos internos e externos, rolos, pinos, buchas e retentores. Retentores são anéis de borracha instalados entre os elos que mantém a lubrificação interna da motocicleta. Modelos de transmissão sem retentores muitas vezes possuem durabilidade reduzida, e apresentarão falhas com maior facilidade, por isso, para modelos sem retentores, o cuidado deve ser redobrado!
Quais são os sinais de uso da corrente de moto?
Sinais de uso e desgaste irão aparecer na região dos dentes da coroa e do pinhão, e folgas na corrente também podem ocorrer com o tempo, mas esses fatores podem ser prevenidos e corrigidos sem que hajam maiores danos à motocicleta. Caso o proprietário não tenha extensivos conhecimentos em mecânica, a motocicleta deve ser levada a um mecânico especializado para fazer uma limpeza e manutenção preventiva, identificar todos os possíveis pontos e diagnosticar as melhores atitudes a se tomar para o melhor funcionamento.
É impossível evitar com que a corrente necessite de atenção mesmo com os mais cuidadosos donos e as mais ideais condições de pilotagem. A realidade é que, sempre que a motocicleta estiver rodando, sujeiras, poeira, poluição e pedras entrarão em contato com os componentes e contaminarão a peça. Com o passar dos quilômetros, a lubrificação externa da corrente ficará gasta e ficará mais exposta à possíveis problemas na transmissão.
Como deve ser feita a manutenção?
A manutenção preventiva serve para evitar com que os desgastes que a moto enfrenta no cotidiano não impactem seu funcionamento e façam com que o proprietário tenha de gastar quantias consideráveis para manter sua moto.
O motociclista deve atentar para alguns fatores que reduzem a vida útil do seu kit de transmissão de moto como; falta de manutenção preventiva, falta de higienização e limpeza periódica, má lubrificação, muita folga na corrente, desalinhamento do eixo das rodas, utilização de produtos químicos inapropriados, e lubrificação com produtos de má qualidade.
Quais os tipos de correntes para motos?
Não seladas: Não têm qualquer tipo de lubrificação interna. É uma corrente composta por elos metálicos interligados entre si de forma direta. Por esta razão estas correntes necessitam de uma manutenção mais cuidadosa.
O-ring: Estas correntes contam com uma peça que fica colocado na união entre os elos da corrente. Estes O-rings permitem manter os pinos que fixam os elos lubrificados, e ao mesmo tempo impedem a entrada de terra e outros detritos para a corrente;
X-ring: Foram inicialmente desenvolvidas para uso em competição, pois têm menor atrito e com isso aumentam a velocidade. O preço é bastante mais elevado do que as mais convencionais O-ring, é um tipo de corrente preferida para motocicletas que irão rodar em circuitos de competição e motovelocidade.
Como fazer a limpeza da corrente de moto?
Antecipadamente, deve-se frisar a importância de um conhecimento básico sobre mecânica automotora para realizar reparos e cuidados no próprio veículo. Mãos inexperientes podem acabar causando maiores estragos, acarretando à necessidade da troca de peças inteiras, que custarão valores muito maiores do que anteriormente necessários.
Os intervalos para limpeza da motocicleta irão variar conforme o modelo, ano e marca da motocicleta, por isso, é aconselhável que se siga as instruções no manual do fabricante.
A limpeza da corrente é necessária para remover o acúmulo de sujeira, porém, essa limpeza não deve ser feita com quaisquer produtos, o uso de um produto incorreto para fazer a higienização pode danificar as peças da transmissão, pois o mesmo pode ressecar o material dos componentes da corrente, fazendo com que o lubrificante interno perca efeito, gerando mais atrito, desgaste e folga na corrente. Por isso, é extremamente aconselhável que se procure produtos especializados para a limpeza de correntes de motocicleta.
O ideal é utilizar um desengraxante próprio para correntes. Em seguida, use uma escova para remover a sujeira e os resíduos antigos dos elos da corrente. Passe o desengraxante novamente, e após isso, um pano limpo para remover o excesso de produto, e pronto, a corrente estará limpa.
Como fazer lubrificar a corrente de moto?
A resposta curta é sim! Após a limpeza da corrente, é provável que a mesma necessite de mais lubrificante já que a limpeza pode ter removido boa parte do produto.
Para a parte da lubrificação, assim como da limpeza e da manutenção em geral, a maneira mais correta e simplificada é levar até uma oficina de confiança para que o serviço seja realizado com os produtos corretos, da forma correta.
Antes da aplicação do lubrificante, todo o óleo, sujeira, poeira e quaisquer outros resíduos devem ser removidos e a corrente deve estar devidamente limpa. Em seguida, deve ser aplicado o produto lubrificante que for indicado pelo fabricante, geralmente presente no manual da motocicleta. Utilizar óleos lubrificantes diferentes daqueles no manual podem causar danos na corrente.
No momento do cuidado de veículos automotores, quando tentamos economizar excessivamente, podemos estar colocando em risco componentes importantes do veículo, e corre-se o perigo de causar danos irreparáveis, que resultarão na necessidade de trocar peças maiores inteiras, o que pode ser muito mais custoso para o proprietário.