São Paulo terá nova faixa para motos
Essa nova notícia está sendo muito discutida entre as comunidades de motociclistas.
No mês passado (janeiro), a prefeitura de São Paulo anunciou que iria voltar com as faixas para motos. Sendo instalada em uma das avenidas mais movimentadas da cidade a 23 de Maio.
Também conhecida como “Faixa Azul”, o projeto está definido para durar por dois anos, sendo que sua inauguração foi feita no dia 24 de janeiro. Então, se você for e estiver em São Paulo, essa faixa para moto já pode ser usada.
Ela tem uma extensão de 6 quilômetros, que passam entre Praça da Bandeira, até o Complexo Viário João Jorge Saad, que pertence à região do parque Ibirapuera. A faixa também passa pelo Aeroporto de Congonhas.
A largura do corredor é de 90 cm aproximadamente, com o espaço suficiente para veículos como motocicletas e scooters passarem.
Está posicionada em uma área que já era bastante frequentada pelos motociclistas, entre às duas faixas do lado esquerdo da via. Então existe a possibilidade de não ter muitas alterações no tráfego.
Os motociclistas serão incentivados a usarem a Faixa Azul, contudo, não serão obrigados. Conforme a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os motociclistas puderam continuar na via normalmente, mas pedem que deem preferência a faixa.
Motivo da faixa para motos
O principal motivo para a faixa, segundo a CET, é diminuir a quantidade de acidentes envolvendo motos e motociclistas no Corredor Norte-Sul.
Sendo esta região bastante movimentada, por isso, acidentes com veículos são bem corriqueiros por lá.
São Paulo e seu passado com a Faixa Azul
No passado, a prefeitura de São Paulo já havia feito outras tentativas de faixa para motos. Uma foi instalada na avenida Sumaré, e outra na rua Vergueiro. Ambas foram um fracasso.
O motivo foi que as faixas estavam colocadas na parte esquerda das vias, causando o impedimento do acesso à esquerda, no final, acarretou aumento no número de atropelamento dos pedestres.
Os pedestres desatentos e que atravessavam fora da faixa, acabavam sofrendo acidentes gravíssimos ao não perceberem a aproximação das motos.
Responsabilidade dos motociclistas
Apesar de a Faixa Azul (ou faixa para motos), ter sido feita para protegê-los, os motociclistas ainda precisam praticar uma boa convivência com os motoristas. Só assim a faixa poderá ser um sucesso.
O respeito e educação serão essenciais para um bom convívio. Os motoristas precisarão ter ciência de que existe agora um espaço exclusivo para os motociclistas, e eles são obrigados a cumpri-lo.
Entretanto, espera-se não ver muitos conflitos, pois os motoristas já estavam acostumados com as motos passando entre os corredores. Na parte prática, nada muda, apenas na parte jurídica é que existem alterações.
Outro detalhe importante é que nessa via, não existem saídas à esquerda, apenas a direita, por isso, as motos ainda precisam circular pela avenida. O que aumenta a responsabilidade do motociclista em sinalizar para onde está indo.
O motociclista também é obrigado a seguir uma velocidade específica, enquanto estiver na faixa para motos, respeitando o limite de 60 km/h, e de 30 km/h quando o trânsito estiver lento.
Pelo menos não existe movimentação de pedestres nessa área, o que torna um local um pouco mais seguro.
E você? O que achou? acredita que a nova faixa azul será uma boa saída para melhorar o trânsito em SP, ou acha que não, que ela irá piorar e os motoristas ficaram confusos? Conta aqui pra gente nos comentários.
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