Motocicleta no frio: 5 dicas essenciais para encarar o inverno

Motocicleta no frio: 5 dicas essenciais para encarar o inverno

Com a chegada do inverno, muitos motociclistas preferem manter suas motos na garagem e utilizar outros meios de locomoção quando necessário. A queda de temperatura, os ventos frios e a sensação de frio pelo corpo não são exatamente convidativos para a maior parte dos motoqueiros.

Mas a realidade é que, com o devido cuidado e o equipamento correto, é possível manter a motocicleta rodando sem acabar congelando durante a viagem. Mas acima de tudo é necessário notificar sobre a importância da saúde ao andar de moto em dias mais frios, já que a sensação térmica para o piloto será muito maior do que a temperatura ambiente.

A questão da saúde

A queda da temperatura sem os devidos cuidados pode levar a redução do calor corporal, podendo levar a hipotermia e causar diversos problemas de saúde ao motociclista. A combinação dos ventos frios e cortantes com a temperatura baixa pode resultar em sérias consequências.

Primeiramente, um dos sintomas que podem aparecer é o endurecimento e rigidez das extremidades do corpo, como pés, mãos e nariz. Isso pode acarretar na dificuldade em funções necessárias do corpo para andar de moto pela perda da mobilidade e sensibilidade.

Outro sintoma extremamente preocupante para um piloto no meio de uma viagem é a irritação dos olhos, muito comum por conta de ventos frios e capacetes que não sejam bem vedados. Essa irritação nos olhos pode ocasionar baixa visibilidade ou dificuldade na visão durante o trajeto.

Além disso, as funções cerebrais do piloto são prejudicadas e ficam mais lentas conforme a queda da temperatura, isso resulta em comandos, ações e reações tardias, o que pode ser um grande perigo, principalmente para quem está no trânsito.

Dito isso, o piloto deve manter em mente que, andar de moto em dias de inverno não precisa ser extremamente perigoso e desconfortável. Com os necessários precauções e ajustes, o trajeto pode ser muito agradável e seguro.

Cuidados com a motocicleta

Antes mesmo de sair de casa, o proprietário deve ter certeza de que seu veículo está pronto e preparado para encarar o trajeto no frio. Deve-se ter em mente que, no frio, todos os componentes da sua moto serão colocados em teste e necessitarão de cuidado redobrado, todos os fluídos da moto, como combustível e óleos necessitam de tempo de aquecimento.

Para isso, é recomendável por manuais de fabricantes que a motocicleta seja ligada por, no mínimo, durante três minutos antes de sair. Isso permite com que o motor atinja a temperatura ideal, evita engasgos e outras falhas possíveis. Também faz com que o óleo de motor circule com maior facilidade, evitando atrito e desgastes internos.

No caso de motocicletas abastecidas com etanol, é aconselhável que, em épocas mais frias do ano, a mesma seja abastecida com um pouco de gasolina para facilitar a partida, já que o etanol pode dificultar a partida em temperaturas baixas.

Componentes da motocicleta

A manutenção preventiva e revisão das motocicletas são cuidados ainda mais importantes durante o inverno. Antes de sair, verifique se todas as funcionalidades da motocicleta estão agindo como deveriam, isso inclui todas as luzes, freios, controles do painel, etc.

É necessário enfatizar a importância de pneus bem calibrados e em bom estado durante épocas de frio. O pneu também necessita de alguns minutos para o seu devido aquecimento e para que possa oferecer a necessária aderência.

Pneus que estiverem gastos, carecas e/ou mal calibrados podem colocar a vida do piloto em risco, a geada e pequenas garoas podem fazer com que as ruas fiquem escorregadias, o que exige maior cuidado da parte do piloto. Por isso, também é necessário ter cuidado com alagamentos, poças de água e lama, e acúmulos de líquidos na pista, esses são extremamente perigosos para os pilotos desatentos, já que podem ocasionar na perda de controle e manuseio da motocicleta.

A parte elétrica também deve ser levada em conta, componentes como a bateria e velas podem se desgastar mais facilmente em baixas temperaturas, certifique-se que estejam funcionando regularmente.

Alguns proprietários têm o costume de deixar suas motos desligada por longos períodos, isso pode ocasionar no descarregamento da bateria. Então, lembre-se de, sempre que possível, ligar sua moto por alguns minutos para evitar desgastes desnecessários.

Acessórios para a motocicleta

Em lojas especializadas para venda de acessórios de motocicletas, é possível encontrar alguns componentes extras para auxiliar com a pilotagem no inverno. Um desses é o para-brisas, que evita com que o vento entre em contato direto com o corpo do piloto.

Outro acessório comum nos dias de hoje são as luvas para guidão. São capas impermeáveis que ficam no guidão e aquecem as mãos do motociclista, permite ao piloto ter total acesso aos comandos da moto, porém com suas mãos protegidas de ventos frios.

motocicleta
Para-brisa, também popularmente conhecido como “bolha”.

Roupas para o frio

Nas épocas de frio e inverno, é necessário utilizar roupas que conservem a temperatura corporal, são equipamentos térmicos ou especialmente destinados para o inverno e a pilotagem durante ventos frios.

Esse equipamento inclui, mas não se limita a jaquetas, calças, botas e luvas. Esses devem ser sem furos para realmente garantir a conservação da temperatura, devem ser peças grossas e impermeáveis. No caso das mãos, selecione materiais de lã ou outro tecido por baixo da luva. Para os pés, procure usar dois pares de meias, além de botas resistentes que cubram o tornozelo.

Roupas térmicas como a segunda pele também são extremamente importantes para manter a temperatura do corpo sem utilizar muitas camadas, que podem dificultar o movimento do corpo.

Alguns motociclistas utilizam a balaclava, uma touca que cobre praticamente o rosto todo, com exceção da boca e olhos. Caso o motociclista tenha algum desconforto por conta desta máscara, pode usar cachecóis de lã para agasalhar o pescoço.

Além de tudo isso, todo motociclista deve carregar uma capa de chuva enquanto estiver na pista, e isso é ainda mais importante durante o inverno, já que ficar com roupas úmidas em baixas temperaturas pode causar hipotermia e desconforto durante o trajeto. Se pilotar no frio e molhado, a sensação térmica vai ser ainda mais baixa. Por isso, nunca se esqueça de ter uma capa de chuva em fácil acesso ao pilotar no inverno.

Pilotagem segura

Após a saída, é aconselhável que o piloto continue circulando em velocidades baixas e com o cuidado redobrado por alguns minutos. Isso para garantir com que nada esteja falhando na motocicleta, mas também para que os fluídos de freio e óleo da suspensão atinjam a sua temperatura ideal de funcionamento, e funcionem como devem.

Deixe uma resposta