Manutenção da moto: 7 itens essenciais

Manutenção da moto: 7 itens essenciais

Realizar a manutenção do próprio veículo / moto é um pré-requisito para garantir que não se encontre problemas, e defeitos, se encontrados, sejam facilmente reparados ou substituídos antes que maiores gastos sejam necessários.

A vantagem para donos de motocicletas é que suas manutenções tipicamente serão mais simples e baratas, por isso, é extremamente aconselhável que se tenha os devidos cuidados. Como qualquer veículo, problemas podem ocorrer, motocicletas são leves, o que as torna muitas vezes mais frágeis comparada a os outros tipos de veículos.

1. Revisão da bateria

É importante estar ciente do tipo, da validade e do nível médio da bateria de seu veículo. A grande maioria das motos atualmente possuem baterias seladas, que não necessitam de manutenção ou quaisquer ajustes. Mas é um item que degrada-se com o tempo, e muito mais rápido quando o veículo fica desligado e sem uso por muito tempo.

Lembre-se de checar sempre o pisca, e todas as luzes e faróis da motocicleta que sejam ligados à bateria, se não estiverem funcionando com 100% de eficiência, isso indicará que a bateria está gasta ou a elétrica está utilizando muita energia. Qualquer sinal de fraqueza da energia elétrica, leve-a a um mecânico autoelétrico de confiança, para verificar se a bateria está com carga e se não está havendo desperdício de energia e manter uma boa manutenção.

2. Os pneus

Os pneus são um dos itens mais importantes para toda a condução. O principal fator decisivo para escolha de seu irá variar, pois existem diversos tipos de pneus que podem ser recomendados para o variado tipo de estrada pela qual você percorre, por isso existem pneus para Off-Road, On-Road, especializados para Tracking, Sports, entre outros.

A calibragem dos pneus da moto interfere diretamente em diversos aspectos da mecânica e desempenho da moto, como consumo de combustível, segurança do veículo e boa performance do motor, sendo um item indispensável para qualquer manutenção.

Para a calibragem correta dos seus pneus, não se devem usar valores imaginativos, essa informação estará contida junto aos pneus e deve ser respeitada. A verdade é que você nunca deve encher os pneus sem saber a pressão  indicada pelo fabricante, que você pode conferir, também, no manual do seu veículo. A calibragem pode variar dependendo do aro que está sendo usado ou até mesmo do peso colocado no veículo.

A recomendação é de que a calibragem dos pneus da moto seja feita a cada 15 dias para se manter uma pressão constante, ou então até mesmo antes, quando se verifica a necessidade de alterar a pressão anteriormente calibrada. Nos manuais dos fabricantes, sempre é possível encontrar informações e recomendações que devem ser seguidas para um aconselhável uso e manutenção.

No caso das motos há uma diferença importante: a calibragem do pneu dianteiro é diferente do pneu traseiro. O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras.

Além disso, aproveite para chegar o estado de desgaste dos pneus, pneus muito desgastados, ou carecas, podem colocar o motorista em perigo em algumas situações de freio imediato, ou em casos de pilotar com a estrada molhada, após a chuva, ou ao passar por poças, por exemplo.

3. Lubrificação dos cabos e corrente

Os cabos que são responsáveis pela aceleração, embreagem, e freio são peças de extrema importância em todas as motocicletas, por isso, eles devem sempre estar em perfeito estado de conservação na hora da manutenção e revisão, para evitar maiores dores de cabeça.

Para que esses cabos se mantenham por bastante tempo, deve-se lubrificá-los a pelo menos a cada 6 meses. Ao perceber uma certa rigidez nessas funções da motocicleta, deve-se checar os cabos, pois isso pode indicar que os mesmos estejam ressecados.

Esse é um serviço simples, uma manutenção que pode facilmente ser feito em casa, mas caso o dono prefira, também pode levar a alguma automecânica e pedir para o serviço ser realizado. Recomenda-se que se utilizem produtos e óleos apropriados para essa finalidade, encontrados facilmente em lojas de peças mecânicas para motocicletas.

4. O estado da corrente

Nas motocicletas, um dos itens as vezes negligenciados por alguns condutores na hora da manutenção são as correntes, seu estado afetar toda a condução da motocicleta, desde o momento de partida até a chegada. A corrente também precisa estar sempre devidamente limpa e lubrificada.

Nos manuais de fabricantes, irão conter dados sobre quando deve ocorrer essa periódica lubrificação preventiva, geralmente entre 400 e 500 quilômetros rodados.

Esse é um processo um pouco mais complexo e que pode causar bastante sujeira e graxa, então, para os que não possuem conhecimentos mecânicos e um espaço apropriado, essa lubrificação e manutenção especializada pode ser realizada em automecânicas.

5. Troca de óleo

A troca periódica do óleo de motor é fundamental para uma boa conservação de toda a motocicleta, isso por que o óleo de motor é responsável por lubrificar diversos componentes e partes internas da mecânica da motocicleta, diminuindo atrito indesejado e evitando desgaste de peças importantes. Estar ciente do nível do óleo, validade, e tipo são partes fundamentais do processo, e é um serviço rapidamente realizado por qualquer especialista.

Manutenção da moto: 7 itens essenciais

Também é preciso saber qual o tipo de óleo lubrificante recomendado para a sua motocicleta, além de em quanto em quanto tempo ele deve ser trocado. Essas informações e outras recomendações estarão contidas nos manuais da moto, que devem ser seguidos á risca, pois algumas motos podem variar entre a cada 4 ou 15 mil quilômetros para uma troca. A troca de óleo é um tipo de manutenção simples mas fundamental para todos os automotores.

6. O filtro de ar

O filtro de ar das motocicletas pode ser do tipo lavável ou descartável, e é importante ter em mente que esse filtro deve ser checado, pelo menos, a cada mil quilômetros rodados. Para a felicidade do motoqueiro, essa é uma manutenção extremamente simples.

Para os modelos laváveis, apenas precisa removê-lo e lavá-lo com água e sabão. Para os filtros descartáveis, é necessário substituí-los, geralmente a cada mil quilômetros, demais informações e recomendações estarão contidas no manual do proprietário.

7. Os parafusos

Parafusos são peças que podem causar grandes dores de cabeça no meio do trajeto caso não estejam devidamente apertados e seguros. Desde peças grandes como toda a carenagem da motocicleta, quanto peças pequenas como os espelhos, todos os parafusos devem ser conferidos e apertados periodicamente para uma manutenção saudável da motocicleta.

Manutenção da moto: 7 itens essenciais

Parafusos devem ser apertados com as suas chaves apropriadas, para evitar com que ocorra o espanamento das cabeças dos pregos e que não precisem ser substituídos precocemente. Além disso, deve-se constantemente checar por parafusos enferrujados, frouxos, soltos e espanados, que podem ocorrer a qualquer momento e devem ser imediatamente ajustados.

Deixe uma resposta